TRANSPORTE COLETIVO COM QUALIDADE
BUSCANDO A SATISFAÇÃO TOTAL DOS CLIENTES

História – Nortran

Desde a década de 60 as famílias Piccoli, Porto, Rodrigues e Saraiva empreendem no transporte coletivo urbano da zona norte de Porto Alegre.  Em 02 de janeiro de 1984 a união destas famílias empresárias fundou a Nortran através da fusão das empresas Educandário, Nossa Senhora do Trabalho e São João para racionalizar o transporte coletivo no eixo Assis Brasil.

Em 1993 a NORTRAN em parceria com as empresas Navegantes e SOPAL criou o “CONORTE” Consórcio Operacional da Zona Norte para melhorar o sistema de transporte desta região. O CONORTE foi uma solução pioneira e inovadora, tornou-se referência nacional de consórcio no seguimento ônibus urbano.

No ano de 2007 a Nortran implantou a prática dos fundamentos da Gestão Integrada em Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, orientada pelo Código de Ética da organização e pela prática dos valores: produtividade, segurança e reconhecimento das pessoas.  Com o passar dos anos a Empresa foi conquistando medalhas e prêmios como reconhecimento do compromisso da Diretoria com a gestão integrada e responsável.

Em 22 de fevereiro de 2016 a Nortran iniciou a execução do atual Contrato de Concessão, em parceria com as empresas Navegantes e Sopal. Através do Consórcio Mob as três empresas realizam o atendimento de aproximadamente 25% do mercado de transporte urbano de passageiros em Porto Alegre.

Com a crise social e econômica causada pela pandemia do COVID-19 a demanda de passageiros reduziu, aproximadamente 40%, gerando o ajuste da frota de 170* para 141 ônibus e reduzindo de 700* para 400* profissionais efetivos, que testemunham diariamente as evidências do convite permanente da direção: “Vamos nos fortalecer e voltar a crescer juntos!”

O desafio da Lei de Extinção dos Cobradores foi uma oportunidade para reconhecer e formar nossos profissionais, mais de 90% dos cobradores extintos foram treinados em outras funções e promovidos internamente, a maioria conquistou a posição de motorista.

 A manutenção da Licença Ambiental reforça o compromisso da Nortran com a preservação ambiental e as principais ações de sustentabilidade são a geração de energia solar, cisternas, estação de tratamento para reuso da água e destino certo dos resíduos produzidos.

 No primeiro semestre de 2025 a média mensal de passageiros transportados foi um milhão de pessoas nas 32.500 viagens mensais dos 31 itinerários operados pela Nortran.

Para que a experiencia nas viagens tenha mais qualidade, mais segurança e crie memórias positivas nos nossos passageiros, estamos intensificando os esforços: na renovação da frota; na modernização do sistema de controle por imagens nos veículos, na atualização das tecnologias de planejamento e de comunicação da operação.

Suas sugestões são sempre bem vindas sgn@nortran.com.br .

Nesta trajetória de sucesso, a Nortran agradece aos profissionais que apoiam diariamente o propósito da Empresa de melhorar continuamente o atendimento aos clientes externos e internos, com a visão de: “Destacar-se pelo empreendedorismo, inovação e gestão sustentável.”

Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens